quarta-feira, 27 de abril de 2011

Entrevista

Caro leitor,
O entrevistado desse mês do blog Deficiente Ciente é o amigo Leandro Portella, do blog Ser Lesado. Leandro tem 30 anos e mora na cidade de Sorocaba, São Paulo. Acompanhe a entrevista  que Leandro concedeu, gentilmente, ao blog.
Às vezes numa mudança drástica em nossas vidas podemos achar que é o fim, mas quando paramos e refletimos, percebemos que temos oportunidade de mudar muita coisa com a nossa capacidade de superação e de motivar o próximo…”

1) Como você se tornou uma pessoa com deficiência?

Foi em 1999 quando fui “furar” uma onda numa praia em Ubatuba, não sei se bati a cabeça na areia ou se foi a força da onda que quebrou meu pescoço me deixando tetraplégico. Daquele dia em diante, entendi como era a vida de um tetraplégico. Sentir-me útil passou a ser fundamentalmente importante.
2) Qual a adaptação considerada mais difícil por você, após tornar-se uma pessoa com tetraplegia?
Acho que foi me tornar dependente. Devido à lesão medular no nível C3 completa, sou tetraplégico completo, com “apenas” movimentos dos ombros para cima.
3) Sofreu algum tipo de preconceito ou discriminação? Caso tenha sofrido, relate como aconteceu.
Nunca sofri, pelo menos que eu tenha percebido!
4) Quais as pessoas que mais o ajudaram nessa nova vida?
Minha família, amigos e minha namorada.
5) Como surgiu a ideia de criar o blog Ser Lesado?
Sempre quis fazer algo para ajudar o próximo e com o blog posso passar minha vivência e também acabo aprendendo muito.
Como não tenho movimentos nos braços, tenho um software que me dá uma independência para navegar na internet, o “Motrix” (comando de voz). Com ele consigo escrever esse Blog.
6) O que acha do comportamento da sociedade, no que diz respeito às necessidades das pessoas com deficiência?
Acho que falta conscientização e para alguns educação e respeito principalmente em relação às vagas de estacionamento.
7) Como iniciou  o seu talento para pintar quadros? Alguém o encorajou?
Foi brincando e vi que levava mais jeito com a boca do que as mãos (era uma negação para desenhar rs). Quando percebi que podia ser uma fonte de renda, fiz aulas e cursos!
8)No seu blog há vários artigos sobre sexualidade da pessoa com lesão medular. Enquanto pessoa com tetraplegia, o que você pensa a respeito dessa questão?Sei que cada lesão é uma lesão, mas o principal está na cabeça, é preciso ter autoestima. E a desinformação é grande quando se trata de sexualidade, as pessoas até têm vontades e desejos, mas não falam sobre o assunto SEXO.
9) Quais são seus planos para o futuro?
Continuar me dedicando ao blog e ajudar mais pessoas.
10) Deixe uma mensagem aos leitores do blog Deficiente Ciente.
Minha mensagem vai ser uma frase pronta, mas que expressa muito bem o que penso: “Se sua realidade muda, seus sonhos não precisam mudar!” (Johnnie Walker)

O entrevistado desse mês do blog Deficiente Ciente é o amigo Leandro Portella, do blog Ser Lesado. Leandro tem 30 anos e mora na cidade de Sorocaba, São Paulo. Acompanhe a entrevista  que Leandro concedeu, gentilmente, ao blog.

Nenhum comentário: